Notícias

Até que idade você pode dirigir

29/11/2017

A partir dos 18 anos, o código brasileiro de trânsito permite a concessão para a direção de veículos, mas nada define o final dessa concessão. Sabemos que a medida que os anos passam a limitações aparecem, em média a partir dos 60 anos começamos a ter um declínio lento e progressivo na execução de nossas atividades. A direção veicular não é tão simples e fácil como se imagina, ela na verdade é bastante complexa.

Podemos afirmar que depende de três funções básicas:

  1. A cognitiva que envolve raciocínio, entendimento, memória, comunicação, atenção, concentração, vigília e respostas imediatas;
  2. A motora responsável pela liberdade de movimentos, rapidez, força, agilidade, coordenação;
  3. A sensório perceptiva é onde se relaciona sensibilidade tátil, visão, audição e percepção.

Além de tudo isso, sabemos que existe uma grande repercussão dos fatores de risco presentes na direção veicular, no meio ambiente e no estresse causado que atuam diretamente sobre o organismo causando distúrbios agudos e processos degenerativos. Quando se é portador de doenças primárias como hipertensão arterial, diabetes, doenças ósteoarticulares, distúrbio mental e emocional, doenças metabólicas e outras, certamente terão agudização desses processos, comprometendo as funções essenciais para a atividade. Nem todos apresentam os mesmo e problemas de saúde, pois cada organismo é um diferenciado, por isso o código de trânsito não define um data para a interrupção da concessão. A única referência aos idosos, a partir dos 65 anos, é que a avaliação médica seja feita feita a cada três anos, mas que hoje é reivindicada, especialistas acreditam que os exames deveriam ser feitos anualmente.

Cuide da saúde e dirija sempre!

Até breve.
Grupo Dago - Transportes e Logística

Fonte: http://www.ocarreteiro.com.br/ate-que-idade-posso-dirigir-um-veiculo/

 


Copyright © GrupoDago | 2024

desenvolvido por AGÊNCIA TRESI